POR QUE ESTUDAR A DOUTRINA ESPÍRITA

“Espíritas, Amai-vos!” – esse é o primeiro ensinamento; “Instruí-vos” – esse, o segundo. (O Espírito da Verdade)

Na introdução de “O Livro dos Espíritos”, Kardec consigna que “o estudo de uma doutrina, tal como a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito em uma ordem de coisas tão nova e tão grande, não pode ser feita com frutos senão por homens sérios, perserverantes, sem prevenções e animados de uma firme e sincera vontade de chegar a um resultado” (Introd., item 8). Allan Kardec criou as palavras Espiritismo e Espírita para designar, respectivamente, a Doutrina por ele codificada e seus adeptos, razão pela qual elas não podem ser estendidas a outros credos, em face da diferença de seu conteúdo. Espírita é um atributo que subentende várias qualificações, entre elas (1) ter conhecimento da Doutrina dos Espíritos, de cunho científico, filosófico e religioso, com a teoria explicativa dos fenômenos mediúnicos e os princípios ditados pelos Espíritos e sistematizados por Kardec; (2) a de adotar e por em prática esses conhecimentos numa reforma íntima e pessoal, através do exercício dos princípios evangélicos e normas de conduta cristã.

NOSSOS CURSOS

Os cursos ministrados na Associação Espírita Allan Kardec, baseados nesses ensinamentos, visam possibilitar aos adeptos da Doutrina, através de um curso regular e metódico com base nas obras codificadas por Allan Kardec e no Evangelho de Jesus, atingir essas qualificações. Os cursos oferecidos estão assim constituídos:

CICLO BÁSICO

1. Curso Preparatório – é uma introdução ao Espiritismo. Visa esclarecer aqueles que se informam da Doutrina Espírita pela primeira vez, dos seus princípios básicos e conceitos fundamentais e de suas consequências de ordem moral, bem como induzir ao conhecimento de si mesmo, de suas potencialidades e da possibilidade de modificação da sua conduta interior perante o mundo, a vida e a sociedade. Não há requisito prévio para o curso, além da vontade de aprender e de se aprimorar. Duração: 1 ano.
  2. Curso Básico – em continuidade ao curso preparatório, busca aprofundar os conceitos anteriormente estudados, ressaltando o caráter tríplice da Doutrina Espírita: Ciência, Filosofia e Religião e a necessidade de educação moral continuada, através da transformação do homem pela reforma íntima. Duração: 2 anos.
  3. Curso de Reforma Íntima -  É uma preparação e despertamento para real necessidade de tranformação interior que deve mover o "verdadeiro adepto da Doutrina Espírita" incentivando pelo seu próprio esforço a necessidade de aparar as arestas que dificultam a sua vida de relação seja pessoal ou religiosa, preparando assim o "candidato ao trabalho espírita" para os novos desafios em relação às atrefas que assumirão no Centro Espírita e na própria vida pessoal. Duração: 1 ano

CICLO INTERMEDIÁRIO

1. Aprendizes do Evangelho - Tem como finalidade mostrar que a moral que os Espíritos preconizam não é nova, mas é a mesma que foi trazida pelo Cristo há mais de dois mil anos. Busca tornar inteligíveis as verdades por Jesus ensinadas de forma alegórica, e assim restaurar o seu Evangelho, permitir o aprimoramento dos sentimentos sob a égide do Evangelho. Duração: 2 Anos.

CICLO AVANÇADO

1. Educação Mediúnica. Objetiva o estudo e educação metódicos da mediunidade a fim de possibilitar a formação segura do médium e sua conscientização quanto ao papel de sua personalidade e à necessidade de seu constante aperfeiçoamento na prática mediúnica. As aulas são compostas de uma parte teórica e de uma parte prática, onde o aluno paulatinamente educa a sua sensibilidade mediúnica. Duração: 2 anos.